
Nesta Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2008, tivemos em União dos Palmares, o primeiro debate político público realizado nesta, pelo SINTEAL (Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado de Alagoas) como presidente a professora Fabiana Alexandre, que manteve um papel límpido e importante neste processo, onde compareceram os três candidatos á prefeito do município e seus respectivos vices, o inicio do debate foi à apresentação e uso da palavra dos Vice-Prefeitos ao público que acompanhava na Avenida Monsenhor Clóvis, e pelas rádios AG FM, e Farol Sat, por conta de não comportar grande público no auditório Maria Mariá, da 7ª CRE, onde foram convidados alguns representantes da sociedade organizada. Enfim começa o debate e estiveram presentes os seguintes candidatos: Dr. Kil e seu vice: Adeildo Sotero; Beto Baía e seu vice: Dr. Paulo; e Marciângela e seu vice: Carlos Leão, entre outras autoridades como: O ex-deputado Federal João Caldas, o ex-prefeito de União, Iran Menezes, promotor de justiça Dr. Tácito Yure entre outros. E assim começa as falas e as agressões entre os dois principais candidatos, ao menos se inicia entre a oposição, que durante a eleição tem usado muitos recursos em desespero, para levantar fôlego á sua candidatura e campanha, o Sr. Carlos Leão foi um dos únicos na noite, que não quis se empenhar na forma como os dois outros candidatos seguiram seus discursos de agressões e sua candidata e companheira de luta Marciângela do (PSOL) de igual modo permaneceu inerte, apenas colocando em evidência suas propostas e planos em meio ao idealismo que rege o PSOL. Já por outro lado o candidato e prefeito Areski, o Kil, como conhecido, saiu muito bem, com o melhor desempenho entre as perguntas e respostas, se manteve concentrado e seguro em suas exclamações e interrogações, diante das duras crises e acusações de seus adversários, por outro lado o candidato á prefeito o Sr. Beto Baía, se conteve aos meios baixos e muitas vezes mesquinhos de conduta, com várias frases de desrespeito ao companheiro de mesa e adversário, se contendo muitas vezes de referências ao desenho e filme animado ‘Pinóquio’, e por algumas vezes criticando pessoas como: Antonio Gomes de Barros, e João Lyra...
No momento em que era questionado muitas vezes nervoso e sem escapatória ficou nervoso e tinha excesso de palavras atropeladas... (gaguejando muito) Pelo receio de errar... Ante tudo isso troca de adjetivos e sujeitos... As pessoas que estavam a assistir ficavam sem entender o que ele de fato gostaria de dizer...
Durante todo o debate as três coligações se mantiveram firmes, e em paz, sem nenhum tumulto, já que o efetivo da polícia militar estava presente.
Com tudo os candidatos apresentaram suas propostas, e colocaram suas reinvidicações, após todas as suas atuações cada candidato teve cinco minutos para suas conclusões finais, e neste momento foi à concentração de toda atenção já que a grande comitiva aguardava ansiosamente o candidato Beto Baía e o Sr. Areski o amigo Kil, onde se deslocaram até sua residência quando este deixou o auditório Maria Mariá, por volta das 11h15min da noite desta Quarta-Feira, fazendo alusão á sua vitória e consagração a prefeito.
Com este momento importante o SINTEAL proporcionou a população um momento importante, e único na vida de nossos eleitores e novos eleitores, já que este ano muitos jovens terão de participar pela primeira vez, da democracia e da escolha de seus governantes, que todos possam ter observado aquele que esteja preparado para trabalhar e representar seu município e assim administrar com seriedade e competência, que os nossos leitores e ouvintes deste debate, possam também observar as propostas destes candidatos quanto à educação, saúde, moradia, saneamento, segurança, infra-estrutura etc.
Que União e o Palmarinos saibam fazer a melhor escolha e União possa estar cada vez melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário