sexta-feira, 26 de setembro de 2008

As urnas virgens estupradas

Violação dos lacres de 36 urnas eletrônicas em União dos Palmares aumenta suspeitas e aguça a disputa no município.

O caso da violação dos lacres das urnas eletrônicas em União dos Palmares pode não ter sido acidente; imagine alguém romper um lacre acidentalmente. Mas, digamos que sem querer o funcionário do cartório eleitoral tropeçou e bateu no lacre – que foi violado assim acidentalmente.


Foram 36 urnas violadas, o que sugere vários tropeços ao mesmo tempo. A descoberta foi de um dos coordenadores da campanha do candidato Beto Baía, e seu primo, e também o mais ressabiado quanto a imparcialidade de quem tem o dever funcional de ser imparcial. E graças ao desconfiômetro permanentemente ligado é que Romero Baía descobriu a irregularidade.

Ainda que a violação do lacre tenha sido descoberta em 36 urnas; ainda que a violação do lacre possa ter sido acidental, o que conta vem anterior quando o candidato Beto Baía foi alertado sobre a possibilidade de irregularidades em algumas urnas.

Faltando menos de dez dias para a eleição, se há esquema para fabricar resultado ele já está montado. Mas, é importante dizer que seja qual for o esquema de fraude só pode ser montado com a conivência de quem é pago exatamente para cuidar da lisura do pleito.

É possível que tudo tenha sido mesmo acidente; o lacre das 36 urnas foram rompidos mesmo acidentalmente, mas, que é estranho isso é.


O caso é tão sério pela falta de informação e pela ausência de responsabilidade... e de compromisso com o leitor e com o eleitor que as informações que circulam nos noticiários até da capital são movidos por informações fraudulentas... Veja informação correta extraída do Site Tribuna de União


4498-24/09/2008


Editado por:
Antônio Aragão


"Um
documento judicial intitulado “Ata de Carga de Urnas nº. 001/2008” emitido Tribunal Regional Eleitoral através da 21ª Zona Eleitoral (União dos Palmares e Santana do Mundau) e afixado no quadro de avisos do Fórum Eleitoral Desembargador Ernande Lopes Dorvilée, assinado pelo juiz Eleitoral José Lopes Netto, Promotor de Justiça Tácito Yuri de Melo Barros, Técnico Judiciário José Carlos Rocha Ramalho de Azevedo, Fiscal da Coligação União e Mudança Sanderson José de Melo Viana, também fiscal da mesma coligação Christian Medeiros Leite, idem Romero da Rocha Baia (primo do candidato a prefeito Beto Baia), pela Técnica Judiciária do TRE Simone Emilia do Nascimento, pela Analista judiciária idem Leila Oliveira Fonseca e pela Técnica de Urnas Marinalda Silva Pimentel, contradiz o noticiário veiculado nos sites de Maceió e nos Jornais Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas, edição de hoje, que denunciam a violação das urnas que servirão para o pleito do próximo dia 5 de outubro.

O documento oficial de uma lauda e meia afirma que “Foram retiradas as Flashes de carga de União dos Palmares de números 78383 e 78384 do envelope nº. 01766794, que foi guardado. Foram preparadas 06 urnas eletrônicas para votação no município de União dos Palmares no período da manhã, interrompendo-se os trabalhos às 12,00 horas, que foram reiniciados às 14,00 horas, quando foram preparadas mais 28 urnas, cujos trabalhos do dia 22 de setembro foram encerrados às 17,00 horas. Os flashes de carga foram guardados e lacrados em envelope próprio, que foi assinado pelos fiscais sem, no entanto, terem sido enviadas as tabelas de correspondência, mas que ficou acordado entre o técnico judiciário José Carlos Rocha Ramalho que os trabalhos seriam reiniciados no dia seguinte, isto é, no dia 23”.

“Com o retorno no mesmo dia (22), por volta das 19,00 horas, das servidoras da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE Simone Emilia do Nascimento e Leila Oliveira Fonseca, que compõem o Núcleo de Apoio Técnico da cidade de Colônia de Leopoldina, ficou convencionado que a transmissão se daria na noite do mesmo dia 22, pois se não fossem transmitidas imediatamente ao Sistema Gerador de Midias, poderia gerar uma falha de recebimento posterior, cuja transmissão se deu na presença de todos, e em seguida, um novo envelope foi lacrado, sem, no entanto estar assinado pelos fiscais.

No dia seguinte, (23), as 08,47m, foram preparadas mais três urnas, e quando os fiscais foram informados do ocorrido, consideraram que a lisura do processo restou prejudicada e solicitaram providencias no sentido de sanar o problema, cujas soluções apresentadas foram ou serem gerados novos flashes de carga para o município, ficando as primeiras invalidadas ou poderia ser realizada uma auditoria de verificação nas urnas já preparadas, cujos relatórios já haviam sido remetidos.

Cientificado do problema, o Juiz José Lopes Netto achou por bem, com o objetivo de garantir a absoluta lisura e transparência do processo, optar pela geração de novos flashes de carga e reiniciar todo o processo de cargas em todas as urnas da 21ª Zona Eleitoral, determinando ainda a publicação de um novo edital, convocando o MPE, representantes da OAB e os fiscais das Coligações interessadas, além dos partidos políticos envolvidos no pleito de 2008, ficando todos convidados para a nova cerimônia que será realizada no dia 25 do mês fluente, às 15,00 horas no mesmo local."





Agradecemos e parabenizamos o trabalho de um jornalista competente e sério nosso amigo Antonio Aragão, comprometido apenas com a verdadeira informação é preferível copiar... uma informação verdadeira do que inventar uma mentira e ainda mal feita!


Por
Clezivaldo Mizael

Nenhum comentário: