terça-feira, 14 de outubro de 2008

Jovens na política!

Eleições 2008: Mais de 12 mil jovens se candidatam


A juventude mostra que mais do que exercer o direito de votar, está disposta a representar sues pares na luta por direitos desta parcela da população

O total de jovens com idade entre 18 e 24 anos inscritos para a disputa eleitoral deste ano atingiu a marca de 12.177. Segundo a estatística dos pedidos de registro de candidaturas, em 2008 são 2.846 possíveis candidatos entre 18 e 20 anos de idade e 9.331 entre 21 e 24 anos.

Aqui em União tivemos diversos candidatos jovens entre 18 e 25 anos de idade, como
Doniego Rocha, Luana do (Psol), Fabinho do Carlos Gomes, entre outros, e há quem diga sobre a participação politica de Clezivaldo Mizael, um jovem que acabou impressionando alguns políticos com seus discursos nos palanques do prefeitável Arski Freitas o KIL, tudo indica que alguns partidos ja estejam paquerando o jovem rapaz. Comenta o Sr. Julinho

"Os números deixam claro que o jovem, além de participar do processo eleitoral, também se mobiliza na conquista pela representação na política institucional. A juventude votando e sendo votada, demonstra um esforço em combater uma campanha que tenta desestimular a participação política no Brasil". afirma a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

A afirmação da líder estudantil se reflete em candidaturas expressivas como a da deputada federal, Manuela D’ávila, de 27 anos a prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Manu, que foi diretora da UNE, ficou em terceiro lugar com 15,35% dos votos na capital gaúcha.

O ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, candidato a vereador por São Paulo também deixou sua marca nas eleições 2008: 13.525 votos. Além de Petta, a vice-presidente da entidade ( 2005/2007), Louise Caroline, candidata a vereadora em Caruaru, o ex-diretor da UNE, Bruno Vanhoni, candidato a vereador em Curitiba, o atual 1º Diretor de Políticas Educacionais, Rafael Goffi, candidato em Pindamonhangaba, e Lindberg Farias, que presidiu a UNE em 1992/93, reeleito prefeito de Nova Iguaçu (RJ) são exemplos da mobilização pela representação da juventude na política institucional.


Da Redação

FEGREAL em União dos Palmares

Dentro de pouco tempo União dos Palmares, uma das mais importantes cidades do interior de alagoas, receberá uma importante entidade estudantil, a FEGREAL entidade estudantil de renome estadual, que tem lutado em torno destes anos, para defender o direito dos estudantes e da juventude junto á classe por uma política publica de juventude e por uma educação com mais qualidade e lutado pelos direitos dos estudantes entre eles a meia-entrada, algo importante para o estudante, a validade de sua carteirinha, que é legalizada por lei, municipal, estadual e federal.

A informação parte em torno de uma importante fonte, que destacou para nós a importância de União ter u movimento estudantil mais ativo e mais dinâmico, que possa interagir com o governo e ao mesmo tempo cobrar e realizar as obrigações que lhe competem fazer, como garantir a validade e a utilização da carteirinha estudantil, já que em União poucas vezes se você usar a carteira estudantil deita pela UESA em pareceria com a UMES daqui, agora com a nossa proposta estudamos com o Marcos Calheiros – presidente da FEGREAL a possibilidade de acelerar a vinda da entidade para nossa cidade, veja na entrevista com um dos líderes.



Por que a FEGREAL ?

É necessário termos em nosso município uma entidade estudantil que entenda todos os meios e recursos para o desenvolvimento da educação e que esteja livre para cobrar por uma educação de qualidade e socialmente mais justa e de verdade!

O que esta entidade pode trazer para União?

Além do fortalecimento do movimento estudantil, poderemos fazer parcerias com diversas entidades parceiras, como a ASUAL e a outras entidades estudantis, parceiras com programas do governo do estado e federal, temos um grande momento para esta cidade união ganhará não só mais uma entidade estudantil, mas um grupo que estará a disposição da sociedade para lutar e estudar planos e projetos para o desenvolvimento de nossa cidade, tenha certeza!


Qual o principal objetivo e missão?

A nossa missão é fazer o melhor pela classe que a FEGREAL representa, o nosso objetivo é evoluir sempre, sempre em busca da qualidade de ensino, da democracia, e da política de juventude para a juventude. Estamos na luta, ousar lutar, ousar vencer! Como disse nosso eterno líder Che Guevara! Vamos lutar até o Fim !
Já se tem em mente quem será os líderes deste movimento aqui em União?
Não, ainda não temos em vista dois nomes, que já entraram em contato conosco mas pra todos os casos faremos tudo na legalidade com uma assembléia e assim será tomada as decisões extraordinárias para a posse da primeira gestão da umes/fegreal!
Finalizou o representante da FEGREAL – Edson Custódio



Queremos agradecer ao empenho do amigo, em nos manter informado sobre as mudanças União será um dos poucos municípios que terá duas entidades estudantis, a UESA já mantém uma ligação com a UMES – presidida atualmente pelo, Manoel Félix, que não foi encontrado pela nossa reportagem, depois de uma longa jornada na campanha exausta do prefeitável Beto Baía que foi derrotado nas urnas por Areski Freitas, o Kil. No momento queremos deixar o espaço aberto para protestos e segunda resposta, para os dois lados.
Nosso principal objetivo é informar com precisão e imparcialidade aos nossos leitores que são muitos, queremos agradecer, a todos os nossos colaboradores.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Em Maceió - Eleição



Cícero Almeida prometeu, agora, trabalhar pelo social
Reeleito com 319.831 votos ou 81,49%, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), afirmou se sentir com “a sensação do dever cumprido”, e que irá “acabar com o estigma de que prefeito reeleito não trabalha”. A afirmação foi concedida na noite deste domingo, no estacionamento de Jaraguá, enquanto comemorava a vitória nas urnas, ignorando o fato de ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito da operação Taturana, assim como os eleitores que o elegeram para o segundo mandato consecutivo.

Ele garantiu ser prefeito por missão e afirmou que dedicará seu segundo mandato para cuidar de quem mais precisa, ou seja, do social. “Sou prefeito por vocação e depois de cuidar do visual de Maceió, irei me dedicar a educação e ao social”, frisou, parecendo lembrar-se do discurso dos adversários, que durante a campanha o chamaram de “prefeito do concreto”, a exemplo de Judson Cabral (PT), que obteve 41.948 votos ou 10,69%, encerrando o pleito em segundo lugar.

E quanto ao resultado final da eleição na capital, Solange Jurema (PSDB) terminou o pleito na terceira colocação, com 23.813 votos ou 6,07%. Mário Agra (PSOL) foi o quarto colocado com 5.906 votos ou 1,50% e Manoel de Assis (PSTU) foi o lanterna, com 997 votos, representando 0,25% dos válidos.



Heloísa Helena - A mais votada!


“Uma mulher tem que ser forte, não deve temer poderosos, deve ter fibra, garra e não calar a voz”. Foi com esta mensagem que a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) arregaçou as mangas, após ser derrotada para a presidência da República, e foi eleita a vereadora mais votada de Alagoas neste domingo, com mais de 29 mil votos, apuradas 94% das urnas em Maceió.
Mas além de vencer com um número recorde de votos, Heloísa Helena poderá levar para o Legislativo maceioense o também companheiro Ricardo Barbosa (PSOL) que obteve 427 votos, com o mesmo percentual de urnas apuradas. E já no início de sua candidatura, Heloísa Helena afirmava que teria o trabalho de derrubar um Golias todos os dias, já que para ser eleita ela teria que obter, no mínimo, 20 mil votos.


Agradecimentos á Ricardo Alvez - AL 24 Horas

Prefeitos Eleitos e Reeleitos - em Alagoas

Reeleitos

Arapiraca - Luciano Barbosa (PMDB) - Reeleito
Atalaia - Chico Vigário (PTB)
Barra de São Miguel - Reginaldo Andrade (PTB)
Batalha - Paulo Dantas (PMDB)
Boca da Mata - Zé Tenório (PMDB)
Cacimbinhas - Roberto Wanderley (PMDB)
Cajueiro - Palmery Neto - (PTB)
Capela - João de Paula (PP)
Campo Alegre - Mauricio Tenório
Canapi - Zé Hermes
Carneiros - Geraldo Filho (PMDB)
Coruripe - Max Beltrão (PMDB)
Craíbas - Jadson Pedro
Girau do Ponciano - Davi Barros
Ibategüara - Eudócia Caldas (PP)
Igreja Nova - Neiwton Silva (PSB)
Jacuípe - Amaro Jorge (PP)
Japaratinga - Bruno Loureiro (PMDB)
Joaquim Gomes - Cristina Brandão
Jundiá - Beroaldo Rufino
Lagoa da Canoa - Jairzinho
Paulo Jacinto - Marcos Lisboa (PSB)
Maceió - Cícero Almeida (PP)
Maragogi - Marcos Madeira (PTB)
Maravilha - Marcio Gomes
Monteirópolis - Mailson (PR)
Murici - Renan Filho (PMDB)
Olho D'Água das Flores
Passo do Camaragibe - Vânia
Pilar - Oziel Barros (PTdoB)
Poço das Trincheiras - Maria Aparecida
Porto Calvo - Kaika (PMDB)
Roteiro - Fábio Jatobá (PSDB)
Quebrangulo - Marcelo Lima (PMDB)
Santana do Ipanema - Renilde Bulhões
Santana do Mundaú - Lóia (PSC)
São José da Laje - Paulo Roberto (Neno PTB)
São Miguel dos Camos - Rosiane Santos (PMDB)
Senador Rui Palmeira - Siloé Moura (PSC)
Taquarana - Alay
União dos Palmares - Areski Freitas (PTB)


Eleitos

Água Branca - Roberto Torres
Anadia - Sânia Tereza (PT)
Barra de Santo Antônio - Ciçou
Belém - Walma Brandão (PMN)
Belo Monte - Avânio Feitosa (PP)
Branquinha - Renata Freitas (PMDB)
Cassio - Colônia de Leopoldina
Campestre - Gilvan Cabeção (PTdoB)
Campo Grande - Arnaldo (PTB)
Chã Preta - Rita Tenório (PMN)
Coité do Nóia - Bueno Higino (PP)
Coqueiro Seco - Tadeu Fragoso (PTB)
Delmiro Gouveia - Lula Cabeleira (PR)
Dois Riachos - Rosa
Inhapi - Bel (PMN)
Estrela de Alagoas - Ângela Garrote (PP)
Feira Grande - Fabinho Chico da Granja (PTB)
Feliz Deserto - Maikon Beltrão
Fleixeiras - Silvana Calheiros (PP)
Igaci - Toinho Barbosa (PTB)
Jacaré dos Homens - Júnior Ernesto (PP)
Jaramataia - Pinheiro (PSDB)
Jequiá da Praia - Marcelo Beltrão
Junqueiro - Fernando Pereira
Limoeiro de Anadia - Marlan (PP)
Matriz - Doda Cavalcante (PMDB)
Major Isidoro - Ítalo Amaral (PMN)
Marechal Deodoro - Cristiano Matheus (PMDB)
Maribondo - José Márcio (PSC)
Mar Vermelho - Quitéria (PP)
Mata Grande - Jacob Brandão (PP)
Messias - Vânia Omena
Minador do Negrão - Socorro Cardoso (PSDB)
Novo Lino - Everaldo Barbosa
Olho D'água Grande - Antônio Lima (PDT)
Olho D'água do Casado - Gauberto (PSDB)
Ouro Branco - Atevaldo Cabral
Palestina - Junior Alcântara
Palmeira dos Índios - James Ribeiro (PSDB)
Pão de Açúcar - Dr. Jasson (PSDB)
Paripueira - Abrahão Moura
Penedo - Alexandre Toledo (PSDB)
Piaçabuçu - Dalmo Santana
Pindoba - Francisco Oliveira (PSB)
Piranhas - Mellina Freitas (PMDB)
Porto real do Colégio - Eval da Tapera
Rio Largo - Toninho Lins (PSB)
Santa Luzia do Norte - Maria de Fátima (PMN)
São Brás - Neto (PSDB)
São Luiz do Quitunde - Jean Cordeiro
São José da Tapera - Jarbas Ricardo (PSDB)
Satuba - Titor (PCdoB)
Teotônio Vilela - Peu Pereira
Traipu - Marcos Santos
Viçosa - Flaubert Filho (PTB)

Eleição em União dos Palmares

Ontem por volta das 07h00min da noite com término as 22h00min, no Fórum Eleitoral Desembargador Ernande Lopes Dorvilée em União dos Palmares, a apuração da eleição para prefeito e vereadores de 2005, com um detalhe que mereceu registro: pelo modo como o pleito transcorreu precedido de meticulosa preparação do Juiz Eleitoral José Lopes Netto, a 21ª Zona Eleitoral (União dos Palmares e Santana do Mundaú) foi a primeiro em Alagoas a concluir seus trabalhos.

Em companhia do Juiz Aécio Flávio (que funcionou em Santana do Mundaú com a doutora Adilza Freitas como Promotora Eleitoral) e do Promotor de União Tácito Yuri, o Dr. José Netto anunciou o término dos trabalhos, bem como a relação dos eleitos.

Para prefeito, o advogado Areski Freitas – o Dr. Kil – obteve 15265 votos ou 52,07% da votação: o segundo colocado foi o médico Carlos Alberto Borba de Barros Baia com 13525 ou 46,14% dos votos válidos, e finalmente, Marciângela Gonçalves Lima com 525 votos ou 1,79% dos 32341 votos apurados (o total de eleitores aptos é de 40591), os votos válidos foram 29315 (90,64%), em branco 585 m(1,81%), nulos, 2441 (7,55%) seções totalizadas 117, comparecimento 32341 (79,68%) e se abstiveram de votar 8250 eleitores ou 20,32% do eleitorado palmarino.

Os vereadores eleitos foram: Bruno Leitão Praxedes com 1246 votos (reeleito); Roberto Fabian Bento Holanda Cavalcante 1216 (reeleito), Edvan Correia Santos 1102 (reeleito), Almir Belarmino da Silva 1005 (iniciante), Cícero Aurélio da Silva 942 votos (iniciante), Manoel João Feliciano 917 (iniciante), Benedito José dos Santos 826 (iniciante), Gildo Silva Brito 757 (iniciante) e Alan Elves Vieira de Oliveira 572 votos (também iniciante). O candidato a vereador menos votado nesta eleição foi Cícero Anselmo da Silva que obteve apenas seis votos.


veja Gráficos









Clezivaldo Mizael - Editor

Kil é eleito prefeito de União


Um das vitórias mais expressivas na disputa eleitoral deste domingo, 5, aconteceu aqui em União dos Palmares. A disputa política envolveu o atual prefeito Areski Freitas, o amigo Kil (PTB) e o médico Beto Baía (PP). Kil – que era vice do então prefeito José Pedrosa, falecido em 29 de julho passado de um ataque cardíaco fulminante – foi reeleito com 15.265 votos (52% dos votos válidos). Seu principal adversário, Beto Baia obteve 13.525 votos (46%) e a candidata do PSOL, Marciângela, apenas 525 votos.

O que marcou a disputa política em União – além do acirramento dos ânimos entre os dois principais grupos que disputavam a eleição – foi o rompimento de última hora do empresário João Lyra com o candidato Kil Freitas. João Lyra não gostou do fato de o senador Renan Calheiros (PMDB), seu maior desafeto político, ter participado de uma caminhada e de um comício do candidato reeleito. De quebra o senador Fernando Collor também esteve em União em apoio a Kil, fato que irritou ainda mais o usineiro.

Lyra considerou ter sido traído pelo prefeito reeleito por conta do convite feito ao senador Renan Calheiros e rompeu com Kil Freitas, passando a apoiar a candidatura de Beto Baía. Ao que parece a decisão do empresário pouco pesou para o eleitor palmarino, que garantiu por uma diferença de 1.740 votos a reeleição do atual prefeito. A vitória foi bastante significativa pelo fato de o candidato derrotado, Beto Baía, contar com o apoio dos ex-prefeitos José Praxedes e Afrânio Vergetti.

Depois de confirmada sua reeleição, o prefeito Areski Freitas participou de uma caminhada pelas principais ruas de União dos Palmares, se dirigindo até a Matriz de Santa Maria Madalena (padroeira da cidadade) orando a agradecendo a Deus pela vitória e pela ajuda durante a campanha) comemorando sua vitória. Em um discurso rápido na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, Areski Freitas agradeceu o apoio dado pelo ex-governador Manoel Gomes de Barros, o deputado Nelito Gomes e a família do então prefeito José Pedrosa, a sua vitoriosa candidatura. Kil agradeceu em especial a viúva de Pedrosa, a secretária de Saúde, Rosário Pedrosa, que foi incansável na luta em prol de sua reeleição.



Sobre o rompimento com João Lyra por conta do apoio recebido dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor, o prefeito reeleito disse que ao buscar atraí-los para o seu lado, pensou antes de tudo no povo palmarino. “Antes de qualquer questão pessoal, tinha que pensar no nosso povo. União precisa de apoio político desses dois senadores para buscar recursos junto ao governo federal que garantam investimentos em melhorias para nossa comunidade”, disse Kil, que foi demoradamente aplaudido.



“O dinheiro dele [Lyra] pode comprar carros, aviões e outras coisas, mas não comprou a consciência do eleitor palmarino,não comprou a decisão do povo, e o povo escolheu deu o troco, veja as pajeros foram embora para Maceió, as Pajeros foram embora daqui elas nos deixaram "e por Deus, por Santa Maria Madalena, por Jesus Cristo deixe o homem trabalhar!"


por Clezivaldo Mizael

sábado, 4 de outubro de 2008

Desespero faz erro!

Olha só! o que acontece quando se faz as coisas com desespero!


Neste Sábado, faltando aproximandamente 20 horas para o Início das Eleições, Beto Baía, solta nas ruas de União uma pesquisa fraudulenta, e irreal, patrocinada pelo 'Laranja' que no momento o está apoiando, saiu no jornal matutino da capital com circulação em todo o estado, o O Jornal, uma matéria com o título que aponta Beto Baía com uma margem de aprovação superior ao Kil candidato que por tres vezes colocado á julgamento precipitado da população foi durante as três vezes mais aprovado com intensões de votos.

Beto Baía, não registrou a pesquisa feita por um desconhecido grupo de pesquisa com o título de "Nordeste Pesquisa", que nunca foi conhecida por aqui em Alagoas, O advogado da Coligação “União Cada Vez Melhor” e candidato a vereador Paulo Roberto Alves Cavalcante entregou há poucos instantes ao Juiz Eleitoral da 21ª Zona José Lopes Netto documento protestando contra uma pesquisa publicada na edição de hoje de “O Jornal” de propriedade do empresário João Lyra que mostra ampla vantagem de votos ao candidato Beto Baia, sob o argumento que a mesma não foi registrada no Cartório Eleitoral da 21ª Zona como determina a lei, disse que “está configurado o crime eleitoral, porque não houve autorização judicial para ser confeccionada, e depois de consultar-mos várias pessoas, ninguém recebeu pesquisadores da empresa “Nordeste Pesquisa”. O fato pode ser interpretado como uma tentativa de agitar a véspera de uma eleição cujo quadro até agora está se desenvolvendo na mais perfeita harmonia.” Finalizou Dr. Paulo.

A interpelação foi encaminhada ao Promotor Eleitoral Tácito Yuri que deve emitir parecer ainda no dia de hoje.

Enquanto isto, os funcionários da Justiça Eleitoral foram acionados para apreender centenas de CDS contendo material ofensivo ao ex-governador Manoel Gomes de Barros que está empenhado na campanha do advogado Areski Freitas que estavam sendo distribuídos na feira livre, cuja distribuição ou divulgação estão proibidos pela Justiça.

Isso se percebe a agitação e o desespero de políticos que usam e abusam de artifícios até absurdos ás vezes para se ganhar uma eleição. Mas a verdade sempre vem á tona!


"Não adianta estar do lado que achamos certo, se na verdade fazemos o que é errado!"

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Carreata Forçada em União no mesmo Dia!

Hoje 03 de Outubro, a cidade de União a cidade recebe a carreata do prefeitável Beto Baía, declarando o apoio do empresário João Lyra, que entes era criticado e calúniado por ele e seu vice Dr. Paulo do PT, no entanto ele e seu grupo hoje apoia o 'empresário laranja', em uma carreata, com saida da saída da cidade no Castelo, com percurso nas principaias artérias, de União, ou melhor apenas pelas avenidas da cidade, João Lyra, Beto Baía, Paulinho, e sua comitiva, esteve no João Lyra Móvel criado para promover proteção contra a multidão, pois tem uma grade de ferro, que limita o contato com as pessoas, me percurso na cidade durante algunas vezes João Lyra foi vaiado por várias pessoas, que descontentes com a vinda dele para Beto Baía e Paulinho, e outras por ele ter sido desleal e infiel ao Kil, por causa do rompimento com o Kil por causa do apoio político, que Renan Calheiros trouxe e prestou ao Kil na última caminhada de Domingo,(28) João Lyra, durante toda a carreata, esteve acenando para o povo sem nuhum retorno, e Beto Baía, se sentindo sempre honrado em ter o Laranja na carreata até uma paródia sem graça, e sem critividade, copiando apenas o modelo do 'Pula Pula de Kil' eles criaram um dizedo, 'Pula, paula, paula, pula pra cá se João Lyra já pulou o que vc vai esperar?' algo deste tipo... Na verdade a revira volta toda sou por conta de um problema político entre o Sr. João Lyra, e o senador Renan Calheiros, que desde um desapontamento no pleito de 2006 para Governador, esteve frustado com a politica e com o povo até mesmo da região!
Outrora, agora aproveitou o momento para jogar sua cartaz na campanha de Beto Baía, mais por fonte segura ficamos sabendo que, o empresário não terá como contribuir com muito recurso por que suas usinas não estão conseguindo recursos necessários para o inicio da muagem da safra 2008/2009 ele não terá tanta facilidade de ajudar uma campmanha a prefeito de união dos palmares, ficando assim o candidato a poiado, sem muito recurso para sua campanha de última hora, com término nos Terrenos, várias pessoas aguardavam nas ruas e praças e poucas permaneceram lá para ver o joão e Beto desfilarem no João Lyra Móvel!
Acompanhado de tantos carros da Usina Laginha, e muitos trabalhores convidados veêmentemente até que eles aceitaram o convite formulado pelo dono da Usina citada, muitos carros de praça forma incrementados na carreata para dar fôlego á mesma, mas a Polícia Federal retirou os carros de placa vermelha da carreata, muitos carros de Caruaru, Maceió, e alguns de Murici, alguns funcionários de lojas de União onde seu proprietário apóia o Beto Baia, foram despedidos, apenas por declararem ou terem participado da caminhada do outro candidato, ela perdeu seu emprego por que não lhe foi assegurado o direito de escolha e a democracia, é assim que querem ganhar a eleição?

É inaceitável que em pleno século XXI ainda exista perseguição, e coronelismo, autoritarismo, e ainda por aqueles que se dizem ser do "BEM".

Só o povo pra ver isso e mostrar o que realmente querem para União dos Palmares


________________________________________________________________________

Veja agora uma nova pesquisa de Intesões de Votos promovida pelo Instituto Vozes veja...



Kil lidera com 62,3%
Beto Baía com 27,8 %
E Marciângela 1 %


A pesquisa foi realizada em União dos Palmares no dia 24 de Setembro, e a taxa de de margem de erro é de 5% para mais ou para menos, e foi registrada na 21ª Zona Eleitoral, com o número, 005/2008.

Agradecemos e se você deseja, enviar seu comentário sobre qualquer matéria, comente aqui você pode usar o espaço abaixo da matéria e clicar no link Comentário!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Beto Baía na Entrevista



No dia 01 de Outubro o prefeitável Beto Baía, foi á rádio Zumbi FM dar um entrevista mostrando seus propostas e planos de governo para os ouvintes das rádios Zumbi e da Farol que transmitil apenas a entrevista de Beto Baía, neste dia, ele utilizou seu tempo e mostrou seu plano de governo, se deviou muitas vezes do tema perguntado, fazendo afirmações descridas, e muitas vezes ficando a par, apenas do " haâaããã! " imaginando como responder a pergutna formulada, mas no todo, respondel a todas as questões, e se saíu melhor do que no debate promovido pelo SINTEAL dias antes, com a presença de todos os candidatos, o Beto Baia, fez seus promessas e afirmou ter o apoio do empresário e ex-deputado federal João Lyra, pessoa que antes ele criticava e calúniava pelas esquinas de União dos Palmares afirmando que:

- "Enquanto União dos Palmares estiver ligado com o joão lyra, o municipio não sai da lama, não entra nada em União... eu sou totalmente contra o autoritarismo e o coronelismo, e união não vai crescer enquanto estiver amarrado com o empresario João Lyra"
e agora de que lado ele está?

A Democracia foi assitida pelo candidato Beto Baía, que pode utilizar o mesmo horário que os outros candidatos irão usar e ja usaram para expor suas idéias e objetivos para União dos Palmares.


(Lamentavelmente não temos como colocar o teor da entrevista a organização da campanha de Beto Baía não nos mandou informações sobre e exposição do mesmo na rádio!)

Kil na rádio



Kil nesta tarde deu uma entrevista à rádio Zumbi FM no programa de Silvio Sarmento, onde explanou suas propostas, e planos de governo se caso for eleito, ele mostrou seu trabalho e fez várias menções sobre o seu trabalho como atual prefeito.

O primeiro tempo abordado foi –

Educação

Ele mostrou o quadro atual na educação do município mostrou o que ele fará, caso eleito, onde frisou em suas palavras a necessidade de atender, a capacitação de professores, e a construção de mais escolas na zona-rural e na zona urbana, e sempre manter, as escolas em bom funcionamento.

O outro tema foi
Saúde

Ele falou sobre, o compromisso de melhorar e qualificar, os postos de saúde, conseguir os prédios oficiais do CAPS do Laboratório de Diagnoses, e outros pontos, e também a aquisição de um elevador para os deficientes, possa fazer exercícios na piscina, é necessário também a formação e o aumento do número de nossos agentes sociais, e de saúde não deixando também faltar, os remédios, os profissionais e etc.
O outro tema foi

Geração de emprego e renda

Ele falou do apoio aos artesãos aos trabalhadores liberais e aos comerciantes da terra, destacou a necessidade e o compromisso de trazer indústria, e comércio de confecção, e de artesanato, ainda sim a formação a ampliação da cultura na Serra da Barriga, e na festa de Santa Maria Madalena.

Cultura

Ele falou na continuação do trabalho de cultura na educação, a construção do museu de Zumbi dos Palmares, e outros lugares, para receber os turistas, e manter as casas histórias em manutenção para o conhecimento de suas raízes, apoio e condição aos artistas, e festivais de cultura, melhora na estação cultural, e ajudar com qualquer idéia, a construção de um centro cultural, como o teatro, coral, capoeira, coco de roda, guerreiro, e etc. e vamos fazer de tudo para que os nossos turistas venham a gostar de nossa cidade, e voltar muito mais vezes, e vamos melhorar a cidade e prepará-la para receber a comunidade e turistas. O turismo é importante pra nossa cidade tanto o turismo étnico/ racial, como o religioso e vamos fazer de tudo para construir e dar apoio ao nosso povo.

Esporte e Lazer

Queremos melhorar a prática de esporte, e queremos dar oportunidade a todos os nossos amigos jovens e amigos de terem uma praça de esporte ou até mesmo a praça de eventos e encontros e amizades, e quero construir quadras, e campos, em vários bairros principalmente nos bairros pobres, para tirar nossas crianças e jovens da marginalidade e das drogas, e dar também apoio e condição aos nossos desportistas e melhorar os nossos campos, para formar o time de União para que nossa cidade possa voltar ao cenário estadual, e regional, e vamos dar oportunidade e condição criando um conselho de esporte. Vamos reestruturar a questão de espaço físico das escolas para melhorar e fortalecer a pratica do esporte nas escolas, e vamos criar área de lazer para nossa juventude e criançada então vamos criar a passarela verde, no Robertão com quadra de esporte com pista de Cooper, com equipamento de fazer musculação e dando condição também para os nossos comerciantes, e moradores, vamos melhorar o campo do Mutirão o conjunto Sagrada Família, do taquari, do bairro Santa Maria Madalena, vamos construir também lugares de esporte e lazer.

Meio-Ambiente

Olhe nos temos um problema muito sério em frente à cidade... O Lixão, então há necessidade que façamos um aterro sanitário controlado, e já estamos planejando este aterro nossa secretaria esta estudando um lugar para ser construído para este fim, e no local do lixão será restaurado, para construção de um bosque, um local de lazer, para a comunidade, e a construção da coleta seletiva e vamos fazer reciclagem vamos construir uma usina de reciclagem para gerar emprego e melhorar a vida de nosso povo, e vamos trazer uma fabrica que transforma o óleo queimado em Biodiesel para melhorar o nosso clima e ar, e estaremos cuidando na preservação da mata dos frios, e ajudando a fazer o melhor pela preservação e o cuidado desta mata, e vamos lutar pela doação do ETA (Estação de Tratamento de Água) para o município e vamos fazer uma conscientização junto ao povo na limpeza da rua, na seleção do lixo, e no caso da mosca, e na melhora de vida dos carroceiros e das pocilgas, vamos ajudar a granja de modo que melhoremos e não atrapalhemos a construção de emprego e renda para o município.

Infra-Estrutura

É muito importante a infra-estrutura do nosso município e eu trouxe ontem Collor veio junto a mim e levei-o para o robertão para que ele logicamente veja a necessidade de nosso povo, e ele se comprometeu comigo para trazer recursos para fazer o calçamento e o saneamento de nossos bairros. E vamos manter os logradouros a estação as casa antigas, trabalhando junto com o saneamento e calçamento.

Agricultura

A gente tem que ter um cuidado muito especial, pois é necessário das condições para que ele trabalhe, pois eles são à base de sustentação financeira de nosso município e vamos trabalhar juntos ao nosso produtor rural e vamos criar a Casa de Agricultor Familiar, e vamos combater o êxodo-rural, vamos ar condições técnicas para o produtor rural e a produção agropecuária e dando condição com técnicos e com produtores capacitados e vamos abrir aquela feira de animais, vamos manter a vacinação de nosso rebanho, e que será ampliada a vacinação ao pequeno produtor, vou junto aos amigos senadores e deputados conseguir, uma patrulha mecanizada para, melhorar muito as estradas e os caminhos de escoamento de nossos produtos de produção rural, e vou trazer de volta os líderes rurais para a me ajudar nesta manutenção e na criação de um vínculo com a prefeitura. Vamos criar o nosso CEASA para o nosso agricultor, vamos criar a nossa fábrica de polpa, e vamos trabalhar, vamos equipar a secretaria, e vamos colocar técnicos e trabalhadores capacitados, com pessoas e materiais capacitados e corretos para melhor servir o nosso trabalhador rural.

Gênero e Juventude

A gente sabe que sobre o gênero haja uma atenção muito grande na área feminina e muito mais na área profissional e na política e social e vamos dar apoio e melhorar a vida das mulheres palmarinas e vamos criar a secretaria da mulher a mulher precisa ter uma atenção especial e elas precisam ser atendidas na educação, na política publica para mulher e vamos dar mais espaço para elas e dar apoio pois a mulher é detalhista e vamos valorizar a mulher, e vai fazer parte de nosso governo e assim trabalhar dar uma oportunidade para a mulher em nosso município e vamos criar o conselho da mulher, para ser uma voz da classe feminina e dando vários cursos, como secretaria, costureira, etc. e vamos abordar uma consciência de abusos contra a mulher para que a mulher saiba seus direitos e tenham apoio , e vamos construir a delegacia da mulher para que ela tenha uma atenção e um cuidado maior.
Na juventude vamos criar a secretaria da juventude, e vamos ter que ter um jovem dinâmico e inteligente para assumir a secretaria de juventude, vai trabalhar muito para dar apoio na área turística esportiva educacional, fazendo com o que nossos jovens tenham apoio e sejam atendidos seus sonhos e anseios, vamos apoiar a UMES os movimentos de juventude, vamos criar o conselho de juventude fazer cursos de capacitação de novas lideranças e incentivar a cultura e o esporte na vida de nossos jovens. Promovendo eventos e ações coletivas para a juventude.

A pedido de uma ouvinte Kil ainda falou sobre a atenção às crianças que possuem problemas auditivos e futuramente crianças com problemas mentais. E qualificando cada vez mais profissionais capacitados nesta área!

Considerações Finais

Bem senhores quero agradecer a oportunidade, de as pessoas estarem ouvindo as nossas propostas, para União dos Palmares eu fico triste quando vejo os outros políticos falando e fazendo uma política suja repleta de agressões , e calunias eles só vem pra cá. Hoje para falar que fulano é feio, e gordo, e isso é aquilo, e eu tenho mantido, uma conduta séria, e responsável principalmente com respeito ao povão meus amigos da cidade de União dos Palmares e não vou trazer para meu governo para minha campanha, uma política suja, e uma política com calunias e difamações, vou mostrar e estou mostrando minhas propostas meus projetos meus alvos e sonhos assim como nosso povo tem eu vou me agarrar com o Collor e com outros senadores que estão me apoiando e estarei fazendo de tudo para trazer uma Faculdade Federal e cursos profissionalizantes para nosso município



O prefeitável Kil usou com pudor seu tempo obedecendo às regras formuladas pelas coligações e pela direção do programa respondendo com precisão cada pergunta, sendo reconhecido pela população como uma excelente entrevista e o bom desempenho do candidato diante do microfone da rádio Zumbi FM e retransmitido simultaneamente pela Rádio AG FM com inicio às 14h30min e terminando as 05h00min,