Dúvidas Meia-Entrada
Como forma de garantir a complementação da formação acadêmica dos jovens, a UNE conseguiu, na década de 40, o direito do estudante pagar somente metade do valor dos ingressos em shows, teatros, cinemas e atividades esportivas e culturais. A entidade passou então a confeccionar a carteira de identificação estudantil, para garantir o cumprimento deste direito. Pouco tempo depois, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também começou a emitir as carteiras estudantis.
Após o golpe militar, com o fechamento das entidades estudantis, deu-se início ao processo de descaracterização da meia-entrada. As carteirinhas, antes emitidas pela UNE e pela UBES, passaram a ser livremente produzidas pelas próprias escolas e cursinhos. No final da década de 70 e início da década de 80, era comum encontrar camelôs vendendo, em praça pública, identidades estudantis falsas e sem legitimidade.
Com a reconstrução das entidades estudantis, o benefício da meia-entrada foi reestruturado com Leis Estaduais por todo país. As carteiras passaram a ser emitidas com maior segurança e mais benefícios pela UNE e a UBES.
Infelizmente, durante o governo FHC, a Medida Provisória (MP) 2.208/01 derrubou essas conquistas, permitindo qualquer escola, curso, agremiação ou entidade estudantil produzir a carteira, sem nenhum parâmetro ou fiscalização. Dessa forma, multiplicaram-se as "empresas de carteirinha", com claros objetivos financeiros, sem nenhum compromisso com a credibilidade da identificação estudantil. A meia-entrada começou a ser desvirtuada por produtores de eventos culturais mal intencionados, que buscam de todas as formas desacreditá-la ou mesmo tirar proveito para aumentar o preço dos ingressos.
Em todos estados, através das entidades estudantis estaduais e municipais, a UNE e a UBES continuam defendendo a institucionalização da meia-entrada e a seriedade na emissão do documento estudantil.
Leia aqui perguntas frequentes sobre a meia-entrada
Veja aqui as leis da meia entrada em cada estado
segunda-feira, 23 de junho de 2008
"Che, uma biografia" traz o mito de Guevara em quadrinhos.

"Che, Uma Biografia" traz o mito de Guevara em quadrinhos
A revista retrata a vida e a luta de Che Guevara. Da infância na Argentina à captura e execução em La Higuera, na Bolívia, os eventos que levaram Che Guevara a se transformar no símbolo que é hoje são recontados nos quadrinhos de Kim Yong-Hwe, um dos grandes talentos coreanos da HQ
Matéria publicada por André Lux, no blog Tudo em Cima comenta a novidade: A hoistória de Che retratada nos traços fortes do mangá, estilo oriental de histórias em quadrinho. Leia abaixo.
O mais legal dessa adaptação é o fato do autor criá-la como se fosse um livro didático, para crianças mesmo, mas sem ser bobo ou infantil. Entre um capítulo e outro da história, ele se dá ao trabalho de fazer um pequeno resumo dos eventos, contextualizar as situações dentro da História e tecer pequenos comentários sobre alguns termos usados no texto, como "imperialismo", por exemplo.
Interessante também o paralelo que Yong-Hwe traça entre Guevara e o personagem Neo, da trilogia Matrix. Afinal, ambos eram considerados "terroristas" (sic) pelas autoridades e pela mídia corporativa, mesmo lutando pela liberdade e pela igualdade entre as pessoas. Já vi profissionais da opinião dizendo que essa comparação é absurda, mas absurdo mesmo é que mais gente não a tenha feito antes (para vocês verem como tem gente que ainda não entendeu nada do que Matrix é feito). Veja abaixo reproduções das páginas que mostram o Neo-Che.
A leitura é leve e chega a emocionar em alguns momentos - como quando "Che" encontra uma menina morta depois do ataque de um bombardeiro a um bairro pobre na Guatemala ou quando a população carente de Cuba ajuda os guerrilheiros dando seus alimentos a eles.
Os desenhos são feitos no estilo dos mangás orientais, mas isso não chega a incomodar, pois o autor ao menos tenta adaptá-los à feição de cada personagem.
Obviamente, a turma da direita e seus papagaios de pirata vão malhar a obra dizendo que é pura e simples mitificação de um "baderneiro profissional", enquanto outros vão afirmar que eles não fizeram nada de bom, apenas retiraram um ditador (Fulgêncio Batista) para colocar outro no lugar (Fidel Castro).
Entretanto, para quem tem um mínimo de conhecimento de História (especialmente a cubana) e costuma buscar informações além do que é mostrado (e omitido) pela parcial mídia corporativa, este "Che" é uma pequena jóia que presta uma bonita homenagem a esse ser humano exemplar, o qual continua influenciando corações e mentes mesmo 40 anos depois de seu assassinato na Bolívia, pelas mãos de mercenários financiados pela CIA.
Um trabalho que vale a pena conhecer e disseminar, principalmente entre os mais jovens.
UMES e educação Sexual

A UMES realizará nas próximas semanas o I Encontro de Educação Sexual, para a juventude em União dos Palmares que vai contar com a presença de palestrantes renomados, que irão debater com a juventude,problemas como doenças sexualmente trasmissíveis, prevenção, aborto, gravides na adolescência, e outros...
Você não pode perder,marque já a sua presença e convide seus .
"(...) E quem são, afinal os responsáveis por uma educação sexual que permita uma visão consciente da sexualidade (...) claro que os primeiros e principais responsáveis são os pais (...) E quem são os adultos que, pelo menos em tese, deveriam aliar-se aos pais nessa difícil tarefa de educar? Os professores, claro! "
"[Humanizar] Significa resistir à tentação de, simplesmente, repetir o que já disse da mesma forma como foi dito; (...) baixar a guarda e tentar sair do lugar que ocupa; (...) usar uma linguagem diferente da que está acostumado; (...) o mais importante: saber ouvir e perguntar.
(...) Auxiliar o adolescente (...) para que possa refletir, questionar, contestar: esse é o melhor caminho a ser trilhado pelos professores..." "Conhecer os próprios limites, reconhecer a complexidade do tema e exercer seu papel com dignidade: é dessa maneira que o professor pode contribuir para que os alunos possam saber que o sexo é natural, que pode dar prazer, mas que, para que isso aconteça é preciso maturidade e responsabilidade. E que isso não nasce junto com o tesão, mas se aprende."
Participação da UMES no Processo Educacional




UMES junta classe estudantil palmarina para uma mobilização em favor do fim da GREVE dos servidores públicos da Educação, fazendo a diferença agora a nova equipe da UMES não apóia o movimento de GREVE pois prejudica nossa classe, no entanto somos a favor da melhoria dos meios de trabalho para os funcionários públicos e a UMES ( O estudantes não ficou em casa como fez alguns dos servidores em GREVE pois a maioria dos mobilizandos foram da massa estudantil cerca de 80 alunos estiveram presentes no local da reunião ( Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros) localizada no Centro de União, estiveram pesentes amigos do SINTEAL (Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas) e amigos da UNEAL ( Universidade Estadual de Alagoas) que ainda hoje busca ajuda para a construção de seu prédio aqui no município, o Professor e Diretor Jairo Campos conversou com a classe estudantil e a UMES foi para as ruas também em ddireção à 7ª Cordenadoria Regional de Educação (7ªCRE).
Concluimos com as palavras do presidente da UMES:
"A classe estudantil precisa se fortalecer para reivindicar os nossos direitos para que eles seja mcumpridos e alcancemos uma educação pública de qualidade e com o fim das greves e paralisações vamos estar sempre á freente dessa luta unidos com a juventude e amigos funcionários e professores." diz, Manoel Félix.
O tesoureiro geral da UMES comenta: "A juventude precisa novamente mostrar a cara e manifestar nossa indignação para com os fatos que esta acontecendo os alunos estão se acostumando a limpas sala, pais a lavarem banheiros, amigos a ficarem no portão da escola como se estivessem ocupando relamtente seu posto de atuação,não temos que dar um BASTA nisso!!
é necessário que reinvidiquemos nossos direitos a constituição federal nos garante direito a saúde, moradia, trabalho, segurança, EDUCAÇÃO, e afins... e nós precisamos é mostrar que não somos servidores somos estudantes queremos uma escola limpa, preofessores bons, uma escola digina, e so conseguiremos isso quando estivermos do lado da educação, lutando, gritando, apoiando nossos amigos, e é o que estamos fazendo agora." finaliza o jovem, Cássio César.
*****
voce verá as fotos na próxima postagem a cima ....
sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um grupo de estudantes bloqueia a avenida coronel Paranhos, no bairro do Jacintinho.
No início desta manhã, uma pessoa foi atropelada na mesma avenida, em frente a Escola Estadual Teonilo Gama. Agora, o protesto é por melhorias na educação - limpeza e segurança.
"Os professores dizem que não vão dar aula porque não têm segurança", afirmou um dos estudantes. "Nós queremos aula, queremos educação, boa ou ruim", acrescentou.
Por conta da manifestação, o trânsito ficou congestionado no bairro. Agora há pouco, os estudantes desbloquearam a avenida, mas afirmaram que o protesto continua caso a situação não melhore.
"Os professores dizem que não vão dar aula porque não têm segurança", afirmou um dos estudantes. "Nós queremos aula, queremos educação, boa ou ruim", acrescentou.
Por conta da manifestação, o trânsito ficou congestionado no bairro. Agora há pouco, os estudantes desbloquearam a avenida, mas afirmaram que o protesto continua caso a situação não melhore.
Depois do protesto, o Tudo na Hora esteve na escola e acompanhou uma reunião entre os estudantes e a direção do colégio. Os estudantes decidiram assumir a limpeza da escola para que as aulas não fossem suspensas.
Mas o diretor-adjunto, José Maurício dos Santos, afirmou que a escola vai comunicar o fato ao Ministério Público, antes de aceitar a decisão dos estudantes.
terça-feira, 17 de junho de 2008
Grêmio Estudantil e UMES
Saiba como fundar um grêmio estudantil
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos.
1º PASSO - O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.
2º PASSO - A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.
*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.
3º PASSO - Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
4º PASSO - A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
5º PASSO - A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).
* A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.
DOWNLOADS:
» Conheça a organização estrutural do movimento estudantil
» Baixe a lei do Grêmio Livre
» Baixe modelo de estatuto de fundação do grêmio
» Baixe modelo de estatuto de fundação da UMES
» Baixe modelo de atas de fundação de grêmio e UMES
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos.
1º PASSO - O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.
2º PASSO - A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.
*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.
3º PASSO - Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
4º PASSO - A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
5º PASSO - A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).
* A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.
DOWNLOADS:
» Conheça a organização estrutural do movimento estudantil
» Baixe a lei do Grêmio Livre
» Baixe modelo de estatuto de fundação do grêmio
» Baixe modelo de estatuto de fundação da UMES
» Baixe modelo de atas de fundação de grêmio e UMES
terça-feira, 10 de junho de 2008
Mais uma Conquista!!!
Ual!!!
Nossa em menos de dois meses nosso Blog, já recebeu cerca de 500 visitas é muito mais do que as pessoas que o conhecem através de propaganda obrigado pela credibilidade e confiança que Deus continue nos ajudando e abençoando este trabalho!
visite! voce também!
gideonitas208.blogspot.com/
E perceba por que uma revolução está para acontecer!!!
O Movimento Estudantil:..

Se liga 16!: 19 estados receberam debates sobre a importância do voto na primeira fase da campanha
Durante meses de campanha, diretores da UBES promoveram debates sobre participação da juventude no processo eleitora. Em alguns estados, ônibus do Tribunal Regional Eleitoral emitiram títulos para estudantes.
Durante meses de campanha, diretores da UBES promoveram debates sobre participação da juventude no processo eleitora. Em alguns estados, ônibus do Tribunal Regional Eleitoral emitiram títulos para estudantes.
A Campanha Se Liga 16, lançada pela UBES em 5 de março deste ano, com o objetivo de estimular a participação política dos jovens por meio de seus votos, encerrou-se no último dia 7.
Foram mais de dois meses na estrada promovendo debates sobre a importância da participação política da juventude. Para os diretores da entidade, o fato de o estudantes terem a possibilidade de exercer o direito ao voto, dá a chance de que eles mudem sua realidade e definam os rumos da sociedade.

A iniciativa da UBES, criada juntamente com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Nacional de Juventude e Secretarias de Estado de Educação, E UMES (União dos Palmares) além de passar por escolas de várias regiões do País, também levou a algumas instituições um ônibus do TRE para que os estudantes tivessem seus títulos eleitorais emitidos na hora.
Escolas de 19 estados fizeram parte dessa grande mobilização a favor da democracia: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Mdo Sul, Tocantins, Pará, Acre e Roraima.
No Paraná, alunos das cidades de Araponga, Curitiba e Campo Mourão participaram de debates e tiveram a oportunidade de tirar seus títulos eleitorais. Em Porto Alegre (RS), chegou a mil o número de títulos emitidos aos alunos durante a campanha.
Na capital São Paulo e na cidade de Marília, alunos do ensino médio receberam a Caravana da UBES/UPES para realizar seus debates e participar da campanha em prol do voto juvenil. As cidades de Belo Horizonte, Juíz de Fora e Montes Claros, em Minas Gerais, tiveram o Expresso da Cidadania e emitiram para seus jovens cerca de 30 mil títulos.
No Rio de Janeiro, a campanha atingiu estudantes e escolas de nove municípios e durante o ato foram emitidos cinco mil títulos eleitorais, num verdadeiro exercício de incentivo à cidadania.
Os debates promovidos durante o Se Liga 16, além de abordar a importância do voto do jovem de 16 e 17 anos, citou temas de interesse do jovem, como educação, renda, democracia e muitos temas relacionados ao jovem, mostrando o quanto é importante que eles exercitem seu poder de voto e participem ativamente das transformações da sociedade.

A primeira fase da campanha Se Liga 16 se encerra com uma festa nesta sexta-feira (9), no Piauí, em comemoração ao sucesso da iniciativa, que conseguiu atingir milhares de jovens por todo o País. Durante a festa, o TRE divulgará o número de jovens do Estado que tiraram o título.
Já faz 20 anos que o jovem a partir dos 16 anos pode exercer seu poder de voto e, assim, garantir os seus direitos. Essa vitória contou também com a luta da UBES, que sempre acreditou na democracia e no poder do estudante brasileiro. Da Redação
segunda-feira, 9 de junho de 2008
II CONGRESSO DA UMES

II Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União dos Palmares
Na última Quinta-Feira foi realizada na Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, o III Congresso da UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União dos Palmares, Alagoas.
Com inicio as 08h00min da manhã com o cadastramento de delegados representando uma massa de mais de 20 mil alunos da rede de ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e privadas do município cada delegado e suplente são os natos representantes de turmas, então cada delegado (a) representava uma massa de 20-30 alunos e estes tiveram direito a voz e voto. Durante toda a conferencia. Durante a manha tivemos a abertura com os representantes executivos e legislativos do município representantes de vários segmentos da sociedade organizada e livre estudantil, como segue nossos convidados:
Areski D. Freitas Júnior o amigo (Kil) - Vice-Prefeito da Cidade
Genizete Lucena – Vereadora e Militante do Movimento PT
Sergio Rogério – Representando o Movimento Universitário
Élson Davi – Sociólogo
Tony Lima – Secretario Mun. De Comunicação
Manoel Félix – Presidente da UMES (Umes no Caminho Certo)
Lindinaldo – Coordenador da UBES em Alagoas
Ivanaldo Júnior – Presidente [da UESA]
A comissão Eleitoral presidida pelo secretario da UESA o amigo Allan Eudes, e seus secretários o Rodrigo Ângelo, e Daiane Maria.
Durante a manhã houve oficinas de Discussão com diversos professores e amigos com temas:
Inclusão Digital - Mário Bispo
Gestão Democrática – Sergio Rogério
Esporte meio de Inclusão Social –
Movimento Estudantil – Élson Davi entre outros, o interessante é todos os grupos participaram e motivados com suas idéias formaram opiniões e decidiram algumas mudanças no estatuto da entidade, que foram movidos pelos candidatos, a seguir em nota*.
Durante a tarde tivemos a leitura do estatuto e votação para ampliação de duas diretorias 1. Diretoria Femina e
2. Diretoria de Relações Público, e votado à mudança de forma de eleição não mais por contraste e agora com voto livre democrático, cada aluno tem o direito de votar e ser votado e a eleição é direta por cédula na urna uma conquista feita por todo o estudante que decide e busca mudar sua historia!
Na última Quinta-Feira foi realizada na Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, o III Congresso da UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União dos Palmares, Alagoas.
Com inicio as 08h00min da manhã com o cadastramento de delegados representando uma massa de mais de 20 mil alunos da rede de ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e privadas do município cada delegado e suplente são os natos representantes de turmas, então cada delegado (a) representava uma massa de 20-30 alunos e estes tiveram direito a voz e voto. Durante toda a conferencia. Durante a manha tivemos a abertura com os representantes executivos e legislativos do município representantes de vários segmentos da sociedade organizada e livre estudantil, como segue nossos convidados:
Areski D. Freitas Júnior o amigo (Kil) - Vice-Prefeito da Cidade
Genizete Lucena – Vereadora e Militante do Movimento PT
Sergio Rogério – Representando o Movimento Universitário
Élson Davi – Sociólogo
Tony Lima – Secretario Mun. De Comunicação
Manoel Félix – Presidente da UMES (Umes no Caminho Certo)
Lindinaldo – Coordenador da UBES em Alagoas
Ivanaldo Júnior – Presidente [da UESA]
A comissão Eleitoral presidida pelo secretario da UESA o amigo Allan Eudes, e seus secretários o Rodrigo Ângelo, e Daiane Maria.
Durante a manhã houve oficinas de Discussão com diversos professores e amigos com temas:
Inclusão Digital - Mário Bispo
Gestão Democrática – Sergio Rogério
Esporte meio de Inclusão Social –
Movimento Estudantil – Élson Davi entre outros, o interessante é todos os grupos participaram e motivados com suas idéias formaram opiniões e decidiram algumas mudanças no estatuto da entidade, que foram movidos pelos candidatos, a seguir em nota*.
Durante a tarde tivemos a leitura do estatuto e votação para ampliação de duas diretorias 1. Diretoria Femina e
2. Diretoria de Relações Público, e votado à mudança de forma de eleição não mais por contraste e agora com voto livre democrático, cada aluno tem o direito de votar e ser votado e a eleição é direta por cédula na urna uma conquista feita por todo o estudante que decide e busca mudar sua historia!
Capacitação de Líderes de Turma
Grêmio EstudantilInstrumento deLíder de Classe/ Representante de Turma
É o representante legal da turma à qual pertence escolhido por seus colegas para representá-los, ele é o meio de ligação entre a classe e os demais segmentos da escola, no que diz respeito á DEFESA dos direitos dos alunos e ao cumprimento de seus DEVERES. Ele não é a pessoa que visa entregar ninguém, mas defender os direitos dos alunos.
São funções do líder de classe/ representante de turma.
1. Procurar ter uma postura séria e responsável, qualidade indispensável ao líder para dar um bom exemplo;
2. Procurar os setores competentes (Direção e Conselho), quando necessário e participar das reuniões do Grêmio e do Conselho Escolar;
3. Manter contato e bom relacionamento com os colegas, Direção, Professores, Funcionários e companheiros do Grêmio;
4. Procurar dialogar com todos os colegas para, assim, proporcionar a socialização e assim ajuda-los em vários aspectos: Emocional, Social, Cultural, Educacional, e Moral;
5. Sempre que possível conversar com a turma para colher informações, a fim de transmitir o pensamento da turma mediante análise junto aos Professores, Coordenação Pedagógica, Direção, GRÊMIO, Conselho Escolar;
6. Comunicar ao coordenador pedagógico e/ou à Direção a ausência do PROFESSOR OU ALUNO á sala de aula;
7. Integrar a turma nas atividades extra classes;
8. Ser orador da turma e representar os alunos quando necessário;
9. Zelar pelo cumprimento dos DIREITOS dos alunos e orienta-los quanto aos seus DEVERES;
10. É dever do líder e dos demais alunos zelar pelo bom funcionamento e patrimônio da escola.
O líder de classe / Representante de Turma faz parte do GRÊMIO ESTUDANTIL, por integrar o Conselho de Representante de Turmas.
Grêmio Estudantil Instrumento de Democracia
Assinar:
Postagens (Atom)