Nestes últimos dias, 27 e 28 de Novembro, União dos Palmares participou do I Encontro dos Conselhos Municipais de Juventude em Brasília, o Sociólogo Elson Davi e o presidente da ASUAL Marcelo Costa participaram deste evento que aconteceu em Luiziânia - Goiás, na CNTI - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, o município de União dos Palmares, único no estado de Alagoas, que segundo o Superintendente de Juventude do Estado é o único município alagoano a ter constitucionalmente um conselho e uma secretaria de juventude, e o município esteve presente neste importante encontro, de diálogo e mudança na área de políticas públicas para a juventude brasileira.



"União dos Palmares nunca esteve tão bem representada num evento como este, o Elson Davi se demonstrou seguro e firme na sua conduta, e na apresentação de propostas que foram discutidas e aprovadas para que a Secretaria Nacional de Juventude pudesse trabalhar com mais afinco na propagação desta idéia". Finalizou o superintendente de juventude Raudrin de Lima.
Segundo o Sociólogo Elson Davi, "União dos Palmares está à frente de outros municípios alagoanos como até mesmo Maceió, que apesar de já ter tido uma coordenação de juventude á algum tempo hoje não possui nenhum órgão de juventude".
O surgimento do conselho municipal de juventude surgiu no início da apresentação do plano de governo do então candidato hoje prefeito de União dos Palmares.
"Quando o poder público acata uma decisão vinda da base a gente percebe que a coisa tem um caráter relevante no setor, e o resultado é justamente esse, a atenção que o prefeito Kil ta dando a esta questão onde se fomentou na criação de uma secretaria de juventude que será a responsável pela execução destes projetos". Diz Marcelo Costa
Com a concretização da criação do conselho, nosso pioneirismo esta servindo de espelho para outros municípios que desejam criar mecanismos de políticas publicas para a juventude.
Na verdade o conselho de juventude surge como um órgão deliberativo e gerenciador, ele é um espaço democrático no qual terá como finalidade representar as várias entidades voltadas à juventude, tendo como função deliberar, estudar, todas as políticas públicas voltadas a juventude de nosso município, em seguida, vem à criação secretaria de juventude que será o órgão que vai executar as deliberações do conselho de juventude, e é importantíssimo este processo, pois ainda estamos no momento de absorvição do que é o conselho, qual a sua função, e no momento desejamos que o secretário que será escolhido ele assuma o seu papel sua pasta e faça o melhor para a juventude de nosso município. Diz Elson Davi.
Interrogados sobre o que aconteceu nessa reunião em Brasília eles responderam:
O objetivo desta reunião do conselho, foi justamente, para pontuar a origem dos conselhos municipais, pois como o conselho nacional ainda é recente, existe uma falha e falta de estimulo para a criação de novos conselhos, e isso foi até uma proposta do Sociólogo Elson Davi durante a formação de propostas, de que o conselho criasse um mecanismo para que o Conselho Nacional de Juventude melhorasse no conhecimento e na criação de novos conselhos. A missão agora é justamente aglutinar todas as idéias da comunidade palmarina sobre a sua carência e desenvolver as principais e mais urgentes políticas públicas o nosso objetivo agora é reunir cronologicamente com seus pares para se discutir quais políticas publicas você quer que a secretaria seja executada aqui, o conselho terá que agora preparar esta situação e assim o executivo terá que executar as políticas publicas para a região.
Por Clezivaldo Mizael - SECOM http://uniaodospalmares.al.zip.net