quinta-feira, 31 de julho de 2008

--> LUTO 1




O presidente em Exercício da UMES fala sobre o momento: "É chocante passar por um momento como este, em vista aos acontecimentos que se passam diante de nós a cada minuto, é importante saber que temos um Deus que nos segura e nos mantém, unidos e com o alvo ainda erguido, lamentavel esse fato, perdemos não só o prefeito de nossa cidade, mas um cidadão, um pai de fámília, um líder, um amigo, uma pessoas de inestimável valor e conduta íntegra, rogo a todos que neste momento possamos nos dar as mãos e pedir a Deus que nos ajude a seguir em frente em busca de uma nova oportunidade, e que a sua família seja cotemplada com a graça divina.
finalizou o Jovem: Clezivaldo,

Estiveram presentes Políticos de cidades visinhas, Liderança Estaduais, Amigos, Familiares e segundo a PM cerca de 10 a 15 Mil pessoas acompanharam o trajeto do corpo até o cemitério Campo Santo dos Palmares, no município.

--> LUTO

A UMES - União Municipal do Estudantes Secundaristas de União dos Palmares, vem neste momento demostrar sua tristeza e solidariedade para com a família e anigos do saudoso e 'eterno prefeito zé pedrosa' intitulado assim no dia de seu funeral, resepitosamente hoje celebramos a sua dedicação por nossa terra, por nosso povo, a sua luta por todos aqueles que como ele tem origem pobre, e simples, homem de trabalho, honestidade, dedicação, firmeza, amigo de muitos e todos...

Deixou trabalho realizado, projetos feitos, sonhos realizados, conquistas contempladas, e planos para serem concluídos que certamente serão realizados pelo seu sucessor, o amigo Kil, que concorre este anos para eleições municipais como prefeito por União indicado pelo Zé, enquanto vivo, e o sonho dele era ver o seu trabalho ter continuidade como Kil prefeito, mas certamente ele não será mudado veremos sim! uma mudança ainda melhor do que a almejada por nosso 'eterno prefeito'. Como estudantes nos solidarizamos com a família e deixamos aqui registradas os nossos sentimentos de dor e pezar.




Postado por: Eduardo Siqueira, aluno da Escola Mário Gomes.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Grêmio Estudantil como organizar?

Grêmio Estudantil
Como Organizar:


Leis que reforçam a existência do Grêmio Estudantil

A Lei Nº 7.398, de novembro de 1985
Lei Complementar Nº 444, de 27 de dezembro de 1985
Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990
Lei Nº 7.844, de 13 de maio de 1992
Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

A força do movimento estudantil na história do país e a importância da participação dos alunos nas escolas motivaram a elaboração de algumas leis que garantem a existência do Grêmio Estudantil. Elas definem os direitos dos Grêmios se organizarem. Vale a pena conhecê-las.

A Lei Nº 7.398, de novembro de 1985

Dispõe sobre a organização de entidades estudantis de 1º e 2º graus e assegura aos estudantes o direito de se organizar em Grêmios:

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º – Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais.
§ 1º – (Vetado.)
§ 2º – A organização, o funcionamento e as atividades dos Grêmios serão estabelecidas nos seus Estatutos, aprovados em Assembléia Geral do corpo discente de cada estabelecimento de ensino, convocada para este fim.
§ 3º – A aprovação dos Estatutos e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.

Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 4 de novembro de 1985.
164º da Independência e 97º da República.


Lei Complementar Nº 444, de 27 de dezembro de 1985

Esta lei dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista. Em seu artigo 95º, ela fala sobre o Conselho de Escola (sua composição, atuação, atribuições): § 1º – A composição a que se refere o “caput” obedecerá à seguinte proporcionalidade: I – 40% de docentes; II – 5% de especialistas em educação, excetuando-se o Diretor de Escola; III – 5% dos demais funcionários; IV – 25% dos pais de alunos; V – 25% de alunos.


Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 53º inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.


Lei Nº 7.844, de 13 de maio de 1992

Esta é a lei que regulamenta o direito à meia entrada para estudantes em eventos de ordem cultural.


Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.


Fonte: Caderno Grêmio em Forma, do Instituto Sou da Paz.
Site: http://www.soudapaz.org/



::: Voltar :::
Envie sua Contribuição
• clique aqui •


Veja também:

• Datas Comemorativas
Professor
Dinâmicas
• Grêmio Estudantil
• Grupo de Jovens
• Projetos Pedagógicos
Um jornal de idéias:
• Conheça o Mundo Jovem


Grêmio em Forma
Arquivo completo
em formato pdf
• clique aqui •